Image
17 Ago

Por que consumir orgânicos?

A Agricultura Orgânica: conceito, características e os principais benefícios

Ao falar sobre a agricultura orgânica, é importante também caracterizar a agricultura convencional, para que possamos ter maior dimensão acerca de toda a diferença de tecnologias de cultivo e princípios, e o quê exatamente isso tudo acarreta em nossas vidas, em nossa saúde e no meio ambiente. Para conceituar agricultura convencional, principalmente aquela de produção em larga escala, vamos lembrar de seu ponto de partida, ou seja, a Revolução Verde!

Para quem nunca ouviu falar, a Revolução Verde foi um movimento que ocorreu na agricultura por volta da década de 60, onde foi implantado um pacote altamente tecnológico, com o uso massivo de agrotóxicos e maquinários. O principal objetivo da Revolução Verde era a alta produção de alimentos, o combate à fome e a agricultura exploratória. Mas, décadas se passaram e este modelo de produção agrícola trouxe inúmeras mazelas para a saúde do planeta e consequentemente, para a nossa também.

Em contrapartida, atualmente temos alguns modelos de produção agrícola que buscam a sustentabilidade, segurança alimentar e preservação dos recursos naturais. Entre estes modelos de sistemas de produção, temos a agricultura orgânica.

O que é agricultura orgânica?

Agricultura orgânica é um processo de produção agrícola comprometido com a segurança alimentar, com a saúde do planeta e dos seres humanos, além de utilizar tecnologias apropriadas à realidade do local de produção,valorizando o homem do campo e suas origens.

Na agricultura orgânica não são utilizados agrotóxicos e nem fetilizantes sintéticos, ou seja, proporciona a manutenção da biodiversidade, evitando contaminações por agroquímicos. Além disso, os produtos não apresentam resíduos de agrotóxicos. São alimentos seguros para o consumo humano, promovendo assim, a saúde das pessoas e do meio ambiente.

Benefícios dos Alimentos Orgânicos

Devido às práticas utilizadas na produção em sistema orgânico, os alimentos gerados apresentam maior sabor e preservação das propriedades nutritivas e funcionais. Por esses e outros motivos, é importante que façamos escolhas corretas ao comprarmos os alimentos, em especial as verduras, frutas e legumes. Consumindo alimentos com origem em sistema orgânico de produção,iremos garantir a nossa saúde e a preservação dos recursos naturais, tão importantes e aliados para maior qualidade de vida!

Consumindo alimentos orgânicos, além de nos alimentarmos adequadamente, iremos contribuir para a cadeia produtiva que valoriza a natureza e o homem do campo. Desse modo, todos saem ganhando! 

Precisamos conscientizar as pessoas sobre o uso massivo dos agrotóxicos nos alimentos, ensinar as crianças o valor da terra e da natureza, e também incentivar os produtores orgânicos locais, adquirindo seus produtos que são feitos com tanto esmero e cuidado! Além disso, também é possível termos em nossas casas alguns alimentos de fácil cultivo, como temperos e algumas hortaliças. O contato direto com a terra, com a horta, têm poder terapêutico e proporciona alimentos saudáveis, sem resíduos e com sabor de alegria!! Viva a agricultura orgânica e as práticas agroecológicas! 

Como eu não tenho espaço para canteiros e não tenho quintal de terra em casa, produzo minhas hortaliças e aromáticas  em caixas de feiras, bambus e caixas de plástico! E tenho colhido bastante coisas: tomates, acelga,alfaces, rúculas, abóboras, manjericão, alecrim, almeirão entre outras!

Deem uma olhada de como elas ficam lindas mesmo em pequenos espaços

Por que consumir orgânicos?

Acelgas em consórcio com alface

 

Por que consumir orgânicos?

Mostardas em consórcio com alfaces 

 

Por que consumir orgânicos?

Almeirão roxo em caixotes

 

Por que consumir orgânicos?

Sementeira para a produção de mudas de hortaliças

 

Por que consumir orgânicos?

Reutilização de baldes para plantio de hortaliças

Por que consumir orgânicos?

Alfaces crespas e roxas produzidas em caixotes de plástico

 

Viram como pouco espaço pode produzir muitas delícias?

Experimentem plantar também, não importa se você tem um quintal enorme ou uma pequena sacada, sempre há espaço para se plantar, nem que seja uma aromática como o manjericão, que além de ser de fácil cultivo irá deixar o ambiente com um aroma delicioso!

Eaí, vamos plantar?!

 

 

Renata Brito, engenheira agrônoma, doutora em Fitotecnia. Atua com agricultura  orgânica, tecnologia de sementes, também em projetos de hortas e agriculutra urbana.

Image
Renata Brito

Engenheira agrônoma, doutora em Fitotecnia. Desenvolve pesquisas e trabalhos com agricultura orgânica, tecnologia de sementes produzidas sob manejo orgânico e atua em projetos de hortas urbanas e orgânicas.

Follow

Comentários

  • Vera Alves
    Vera Alves
    Amei Renata, parabéns. Bjs
    ★☆☆☆☆DIA 17.09.18 19h42RESPONDER
    Larissa Vespasiano
    Enviando Comentário
Enviando Comentário