Image
07 Nov

Aromaterapia: uma abordagem holística

Conhecendo a Aromaterapia

A aromaterapia é um ramo da fitoterapia que faz uso de óleos essenciais extraídos de flores, frutos, raízes e folhas de plantas aromáticas para o tratamento integral do ser humano. Nessa prática natural, além de apenas tratar o sintoma, o terapeuta investiga as causas do mal estar para indicar o melhor conjunto de aromas a ser utilizado.

Essa abordagem holística entende o ser humano como um conjunto, no qual o corpo, a mente e as emoções são interligadas. A aromaterapia pode ser usada de várias formas, uma delas é a massagem corporal com óleos essenciais. Dessa maneira, o tratamento é realizado pela absorção da pele.

 Aromaterapia: uma abordagem holística

Quando a técnica escolhida envolve o contato direto com a pele, como no caso da massagem e do uso tópico, é necessário que o óleo essencial seja diluído – já que é muito concentrado – em uma base feita de óleo vegetal (são os carreadores) que pode ser de girassol, gergelim, amêndoa, etc. Normalmente, o terapeuta aplica o creme em uma região pequena da pele antes de usá-lo em maior quantidade para garantir que não haja alergia nem irritação.

Outra forma de tratamento consiste na inalação do aroma pelo paciente, diretamente do óleo essencial ou através de algumas gotas colocadas em difusores de ambiente e colares difusores. Nesta técnica, a ação dos óleos essenciais se dá através do olfato. É assim que os aromas acionam diferentes partes do cérebro, ativando regiões específicas, que causam por vezes reações fisiológicas. Quem nunca sentiu a sensação de “água na boca” ou náusea ao perceber determinado cheiro?

Aromaterapia: uma abordagem holística

Breve Histórico

O uso de plantas com efeitos medicinais data de civilizações muito antigas, como Índia, Egito, Grécia e China. Mas foi com o químico francês René-Maurice Gattefossé que a prática tornou-se moderna e foi difundida no Ocidente. O termo aromaterapia aparece pela primeira vez em um artigo científico escrito por ele, em 1928.

Posteriormente, outros ganharam destaque no uso da aromaterapia, como o médico francês Jean Valnet que curou ferimentos de soldados na Segunda Guerra Mundial. Na década de 1960, a bioquímica Marguerite Maury pesquisou o uso da aromaterapia na área da beleza e da estética, e escreveu o livro: Alquimia dos Aromas para a Juventude.

Benefícios da Aromaterapia

Por ser uma prática natural que harmoniza as energias do organismo, a aromaterapia pode ser utilizada para o bem estar físico e psicológico, combatendo por exemplo estresse, tensão, dor, ansiedade, insônia, problemas respiratórios, proporcionando ainda relaxamento, ânimo, etc.

No site do GRÃO DE MARIA você encontra óleos essenciais puros e hidrolatos de alecrim, citronela, lavanda, melaleuca, entre outros. Em breve, falaremos sobre os benefícios específicos destes produtos! Não perca! 

 

Fontes de pesquisa:

  •       Farrer-Halls, Gill. A Bíblia da Aromaterapia: o guia definitivo para o uso terapêutico dos óleos essenciais. São Paulo: Editora Pensamento, 2015.
  •      Tíng, Chuang Yu. Óleos Essenciais e a Medicina Tradicional Chinesa no Equilíbrio das Emoções (Apostila s/d).
Image
Juliana Veiga

É produtora cultural e pesquisadora, com mestrado em Cultura e Territorialidades pela UFF. Cultiva temperos orgânicos em casa, ama bichos, faz reiki, é adepta do uso de florais e tem interesse no que torna a vida mais leve e saudável.

Follow

Comentários

  • Teresa Cristina Araujo
    Teresa Cristina Araujo
    Vou experimentar a essência de vocês, os produtos alimentícios já são maravilhosos com muita qualidade. Gosto muito de usar essência ...no trabalho e em casa. Adorei saber!
    ★☆☆☆☆DIA 09.11.18 14h48RESPONDER
    Larissa Vespasiano
    Enviando Comentário
    • Larissa Vespasiano
      Larissa Vespasiano

      Oba!!


      Experimenta e venha nos contar ;) 


      Um beijo

      ★★★★★DIA 10.11.18 20h54RESPONDER
      N/A
      Enviando Comentário
  • tatiana nicacio
    tatiana nicacio
    O uso dos óleos essenciais é maravilhoso! Sou adepta e amo!
    Antes de dormir
    ★☆☆☆☆DIA 08.11.18 01h06RESPONDER
    Larissa Vespasiano, Teresa Cristina Araujo
    Enviando Comentário
  • Mariana Werneck
    Mariana Werneck
    Muito interessante, gostei!!
    ★☆☆☆☆DIA 07.11.18 20h19RESPONDER
    Teresa Cristina Araujo
    Enviando Comentário
    • Larissa Vespasiano
      Larissa Vespasiano

      Ahh, que linda! Ficamos felizes que tenha gostado. ;)

      ★★★★★DIA 07.11.18 20h36RESPONDER
      N/A
      Enviando Comentário
  • Cláudia Carapiá
    Cláudia Carapiá
    Muito interessante!! :)
    ★☆☆☆☆DIA 07.11.18 19h38RESPONDER
    Teresa Cristina Araujo
    Enviando Comentário
    • Larissa Vespasiano
      Larissa Vespasiano

      Que bom que gostou ;) 

      ★★★★★DIA 07.11.18 20h34RESPONDER
      N/A
      Enviando Comentário
  • Gabriela Brandão
    Gabriela Brandão
    Adorei as informações!
    ★☆☆☆☆DIA 07.11.18 18h26RESPONDER
    Larissa Vespasiano, Teresa Cristina Araujo
    Enviando Comentário
    • Larissa Vespasiano
      Larissa Vespasiano

      Que bom!! Ficamos felizes em saber.


      Obrigada ;*

      ★★★★★DIA 07.11.18 19h10RESPONDER
      N/A
      Enviando Comentário
Enviando Comentário