Image
04 Dez

O café que vem da agricultura familiar pra nossa mesa

Benefícios do Café

Quem nunca ouviu falar na cafeína, uma das substâncias presentes no café? Mas o que pouca gente sabe é que existem mais de 1000 substâncias no café, entre ácidos clorogênicos, minerais, antioxidantes (que combatem os radicais livres), aminoácidos, etc. Por isso, consumir café de forma moderada traz benefícios para a saúde!

O café que vem da agricultura familiar pra nossa mesa

Alguns estudos já comprovaram os seus benefícios na melhoria da memória e da concentração, na redução do colesterol ruim (nesse caso, o café deve ser o filtrado e não o expresso), na diminuição da incidência de diabetes do tipo 2 e de doença arterial coronária. O consumo de café também tem efeito analgésico, além de aumentar a serotonina, dopamina e noradrenalina, neurotransmissores responsáveis pelo ânimo, disposição e regulação do humor, resultando na sensação de bem estar.

Quer dicas de como fazer um ótimo café em casa? Clique aqui: 

https://www.youtube.com/watch?v=oRmjoFXRLfo

Café Catuaí

O café Catuaí vem ganhando importante destaque no mercado nos últimos anos e está presente em aproximadamente 45% das lavouras brasileiras. É um produto brasileiro, reconhecido no mercado do mundo todo. Do tipo arábica, é um produto premium, conhecido por sua qualidade superior.

O Catuaí, que significa “muito bom” em tupi-grarani, se originou do cruzamento de duas variedades do tipo arábica: mundo novo e caturra. Ele vem sendo produzido em várias partes do mundo por sua fácil adaptação, inclusive na Colômbia, país reconhecido por seus cafés.

Seus dois grandes grupos de variedade são: amarelo e vermelho, provenientes da cor dos grãos maduros. Suas características mais marcantes são: leveza, acidez média, pouco encorpado e sabor adocicado, o que possibilita que seja tomado sem açúcar. Assim, o Catuaí é um café delicioso e suave!

O Café GRÃO DE MARIA

O Café Catuaí do Sítio Canto Belo (MG)

O Café Grão de Maria é produzido no Sítio Canto Belo, que planta o Café Catuaí, e está localizado na região de Santa Bárbara do Leste, Minas Gerais: “faço todo um controle e um uso mais consciente de adubos orgânicos e fórmulas mais inteligentes de melhoramento do trato” (Douglas Eller Langames). Seu envasamento é 100% artesanal.

O sítio fica a mais de 1200 metros do nível do mar. Douglas explicou que quanto mais alto e mais frio, mais adocicado e saboroso é o café. Na foto vemos o café limpo e moído, selecionado após passar por catações e escolhas, e pela torrefação.

Douglas Eller Langames, neto de Izaías Eller, vem de uma família de agricultores. Douglas nasceu em Volta Redonda e passava as férias no sítio do avô, ajudando no processo de colheita e beneficiamento do café. “Após o falecimento do meu avô, eu passei por um período sem mexer em nada, e logo (...) resolvi iniciar o que meu avô gostava de fazer, plantar o melhor café e sempre com respeito e amor em suas práticas” (Douglas Eller Langames).

O GRÃO DE MARIA apoia a agricultura familiar, o uso consciente dos recursos naturais e o consumo de produtos orgânicos, sem agrotóxicos. Também valorizamos o pequeno produtor e sua permanência no campo, em condições dignas de trabalho. Somos contra o despejo das 450 famílias do Quilombo Campo Grande da Fazenda Ariadnópolis (MG), que lá vivem e plantam de forma orgânica há mais de 20 anos. Apoiamos a campanha que vem crescendo nas redes sociais “No Meu Bule Não”!

 

Fontes de pesquisa:

Image
Juliana Veiga

É produtora cultural e pesquisadora, com mestrado em Cultura e Territorialidades pela UFF. Cultiva temperos orgânicos em casa, ama bichos, faz reiki, é adepta do uso de florais e tem interesse no que torna a vida mais leve e saudável.

Follow

Comentários

  • Ana Cruz
    Ana Cruz
    Adorei saber mais sobre esse delicioso café!
    ★☆☆☆☆DIA 13.12.18 22h58RESPONDER
    N/A
    Enviando Comentário
  • Ana Cruz
    Ana Cruz
    Adorei saber mais sobre esse delicioso café!
    ★☆☆☆☆DIA 13.12.18 22h39RESPONDER
    Larissa Vespasiano
    Enviando Comentário
  • Daniel Sagrillo
    Daniel Sagrillo
    Muito legal a forms como td é feito! Mt interessante esse exemplo de agricultura familiar!
    ★☆☆☆☆DIA 13.12.18 21h14RESPONDER
    Larissa Vespasiano
    Enviando Comentário
  • Giselle Veiga
    Giselle Veiga
    Provei e amei esse café ♡
    ★☆☆☆☆DIA 13.12.18 14h02RESPONDER
    Larissa Vespasiano
    Enviando Comentário
  • Caroline Tavares
    Caroline Tavares
    Uau, reduz colesterol!!!!!!
    ★☆☆☆☆DIA 12.12.18 23h30RESPONDER
    N/A
    Enviando Comentário
    • Larissa Vespasiano
      Larissa Vespasiano

      Como não amar?? *.*

      ★★★★★DIA 12.12.18 23h40RESPONDER
      N/A
      Enviando Comentário
Enviando Comentário