Calorias Vazias: Inimigo Invisível
As calorias vazias são encontradas em alimentos com pouco ou nenhum teor nutricional, a exemplo dos doces, refrigerantes, batata frita, lanches rápidos, congelados, biscoitos recheados, macarrão instantâneo, etc.
As consequências de uma alimentação assim são, além de ganho de peso, graves problemas de saúde como doenças cardiovasculares, pressão alta, obesidade, aumento do colesterol ruim, desnutrição e diabetes.
Já os alimentos ricos em nutrientes, como vitaminas e minerais, que são imprescindíveis a nossa saúde, configuram o que chamamos de calorias cheias.
Muitas vezes, com a correria do dia a dia, não prestamos atenção ao que comemos e nem desconfiamos do alto nível de açúcar refinado, gorduras trans e saturadas que se escondem por trás daquele alimento.
As gorduras saturadas são encontradas principalmente nas carnes vermelhas, na nata do leite, nos queijos, requeijão e manteiga. As gorduras trans estão presentes nas margarinas, biscoitos, massas instantâneas, pipoca de micro-ondas, chocolates e sorvetes.
Em 2014, o Brasil era o 4º maior consumidor de sacarose (conhecida como açúcar comum ou de mesa) do mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), esse consumo não deve ultrapassar 10% das calorias diárias – equivalente a 50 gramas – em uma dieta considerada saudável. O brasileiro consome 16,3%.
Substituindo Calorias Vazias por Calorias Cheias
É muito importante olhar o rótulo dos produtos para saber o que estamos comendo, priorizando, sempre que possível, os alimentos com calorias cheias. Afinal, são eles que contém os nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo!
Castanhas, linhaça, abacate, óleos vegetais como os de oliva, gergelim, girassol e soja contém gorduras insaturadas, que fazem bem à saúde.
No GRÃO DE MARIA você encontra pastas de Grão de Bico, Tofu e Tahine, com ingredientes orgânicos, sem glúten, sem lactose e sem ingredientes de origem animal. Opções mais naturais e nutritivas, além de muito saborosas! Experimente!
Fontes de pesquisa:
- Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - Rio de Janeiro: (https://www.sbemrj.org.br/?s=caloria+vazia)
- Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde - Brasil: (https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=4783:oms-recomenda-que-os-paises-reduzam-o-consumo-de-acucar-entre-adultos-e-criancas&Itemid=820)
Comentários