Image
24 Abr

Calorias Vazias: Inimigo Invisível

As calorias vazias são encontradas em alimentos com pouco ou nenhum teor nutricional, a exemplo dos doces, refrigerantes, batata frita, lanches rápidos, congelados, biscoitos recheados, macarrão instantâneo, etc.

As consequências de uma alimentação assim são, além de ganho de peso, graves problemas de saúde como doenças cardiovasculares, pressão alta, obesidade, aumento do colesterol ruim, desnutrição e diabetes.

Já os alimentos ricos em nutrientes, como vitaminas e minerais, que são imprescindíveis a nossa saúde, configuram o que chamamos de calorias cheias.

Calorias Vazias: Inimigo Invisível 

Muitas vezes, com a correria do dia a dia, não prestamos atenção ao que comemos e nem desconfiamos do alto nível de açúcar refinado, gorduras trans e saturadas que se escondem por trás daquele alimento.

As gorduras saturadas são encontradas principalmente nas carnes vermelhas, na nata do leite, nos queijos, requeijão e manteiga. As gorduras trans estão presentes nas margarinas, biscoitos, massas instantâneas, pipoca de micro-ondas, chocolates e sorvetes.

Em 2014, o Brasil era o 4º maior consumidor de sacarose (conhecida como açúcar comum ou de mesa) do mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), esse consumo não deve ultrapassar 10% das calorias diárias – equivalente a 50 gramas – em uma dieta considerada saudável. O brasileiro consome 16,3%.

Substituindo Calorias Vazias por Calorias Cheias

Calorias Vazias: Inimigo Invisível

É muito importante olhar o rótulo dos produtos para saber o que estamos comendo, priorizando, sempre que possível, os alimentos com calorias cheias. Afinal, são eles que contém os nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo!

Castanhas, linhaça, abacate, óleos vegetais como os de oliva, gergelim, girassol e soja contém gorduras insaturadas, que fazem bem à saúde.

No GRÃO DE MARIA você encontra pastas de Grão de Bico, Tofu e Tahine, com ingredientes orgânicos, sem glúten, sem lactose e sem ingredientes de origem animal. Opções mais naturais e nutritivas, além de muito saborosas! Experimente!

 

Fontes de pesquisa:

Image
Juliana Veiga

É produtora cultural e pesquisadora, com mestrado em Cultura e Territorialidades pela UFF. Cultiva temperos orgânicos em casa, ama bichos, faz reiki, é adepta do uso de florais e tem interesse no que torna a vida mais leve e saudável.

Follow

Comentários

Enviando Comentário