Image
08 Jan

Benefícios dos Óleos Essenciais e dos Hidrolatos

Principais diferenças

Os óleos essenciais e os hidrolatos ou águas florais são ricos em princípios ativos, por isso, ambos possuem fins terapêuticos. Sua principal diferença é a concentração. Os óleos essenciais, por serem 100% puros e naturais, são muito concentrados, já os hidrolatos se formam na destilação dos óleos em seu processo de extração.

Os hidrolatos são muito utilizados no cuidado com a pele, para desinfetar feridas e como hidratantes, tonificantes e refrescantes corporais. Também são empregados em banhos aromáticos, escalda-pés e como aromatizadores de ambientes e roupas.

Benefícios dos Óleos Essenciais e dos Hidrolatos

Por serem mais suaves, os hidrolatos podem ser usados em crianças, gestantes, idosos e em pessoas com saúde debilitada. Para o uso correto dos óleos essenciais, nestes mesmos casos, é importante que haja avaliação de um aromaterapeuta.

Para saber mais sobre a aromaterapia, clique no link abaixo da matéria "Aromaterapia: uma abordagem holística".https://www.graodemaria.com.br/artigo/o-que-e-a-aromaterapia

Lavanda, Alecrim e Melaleuca (Tea Tree)

A lavanda é o mais versátil dos óleos essenciais por proporcionar relaxamento, equilíbrio emocional, aliviar a tensão e reduzir a insônia e a enxaqueca! Além disso, auxilia na cicatrização e age como antisséptico e anti-inflamatório. Ótimo para a regeneração celular, é muito utilizado em queimaduras, psoríase, dermatite e furúnculo.

Benefícios dos Óleos Essenciais e dos Hidrolatos

O óleo e o hidrolato de alecrim são altamente revigorantes e estimulam a criatividade! Por isso são indicados como analgésicos e antidepressivos. Também combatem dor de cabeça e artrite e melhoram a concentração e a memória. Além de ativarem a circulação, agem na redução da celulite, acne e pele oleosa.

A melaleuca, também conhecida como tea tree, é bactericida, fungicida, antivirótico e um ótimo fortalecedor do sistema imunológico! Também ajuda no combate à gripe, micose e pé-de-atleta.

Benefícios dos Óleos Essenciais e dos Hidrolatos

O GRÃO DE MARIA oferece óleos essenciais e hidrolatos de qualidade, não sintéticos, livres de parabenos, óleos minerais e corantes em sua composição.

Por fim, alguns cuidados necessários:

  •  Mantenha longe dos olhos;
  •  Mantenha fora do alcance de crianças e animais;
  •  Não se exponha ao sol depois do uso dos cítricos, como os de limão, laranja e bergamota, devido a sua fototoxidade;
  •  Por causa da sua alta concentração, os óleos essenciais são inflamáveis;
  •  Óleos essenciais são puros e 100% naturais, não use sintéticos porque são mais propensos a causar alergia e irritação.

 

Fontes de pesquisa:

  • Tíng, Chuang Yu. Óleos Essenciais e a Medicina Tradicional Chinesa no Equilíbrio das Emoções (Apostila s/d).
  • Tirler, Renate. Introdução à Aromaterapia (Apostila s/d). 
Image
Juliana Veiga

É produtora cultural e pesquisadora, com mestrado em Cultura e Territorialidades pela UFF. Cultiva temperos orgânicos em casa, ama bichos, faz reiki, é adepta do uso de florais e tem interesse no que torna a vida mais leve e saudável.

Follow

Comentários

  • Giselle Tavares
    Giselle Tavares
    Ótimas informações!!! Vou querer comprar todos os óleos e hidrolatos.
    ★☆☆☆☆DIA 09.01.19 16h01RESPONDER
    Larissa Vespasiano
    Enviando Comentário
Enviando Comentário